Fraudes Bancárias – Fique atento!

Home / Áreas de atuação

Categorias

Fale conosco!

Se você tem um problema e precisa de ajuda com seus direitos basta nos mandar uma mensagem abaixo

Fraudes Bancárias – Fique atento!

Recebeu ligação ou SMS solicitando para confirmar uma transação bancária que você não reconhece? Alguém ligou para você se identificando como funcionário de um banco e lhe solicitou informações pessoais? Constatou a existência de um valor em sua conta bancária que você não solicitou? Há grandes chances de que você foi vítima de fraude.

As mais diversas inovações no mundo digital vieram para simplificar e facilitar o dia a dia do consumidor, permitindo que as mais variadas operações bancárias sejam realizadas através de poucos toques na tela do celular. Ocorre que, com todas essas inovações, surgiram também novas modalidades de fraudes e golpes aplicados por terceiros mal intencionados.

Sendo assim, é importante entender quais são essas novas modalidades de fraude, e a partir disso tomar todas as precauções necessárias para não se tornar mais uma vítima. Nos tópicos abaixo explicaremos de forma objetiva alguns pontos que merecem sua atenção, orientando ainda sobre como proceder caso você tenha passado por alguma situação do tipo.

  1. O que é fraude bancária?

A fraude bancária é pura e simplesmente um golpe de natureza financeira, onde geralmente um terceiro mal intencionado utiliza de elementos bancários oficiais, ou semelhantes aos oficiais, buscando obter vantagens indevidas.

Ou seja, na grande maioria dos casos trata-se de uma ação praticada por criminosos que se apresentam como representantes de banco ou até mesmo de órgãos do governo, buscando assim fraudar os consumidores para enriquecer ilicitamente.

  • Quais são as fraudes bancárias mais comuns?
  • Empréstimo consignado e contratação de RMC fraudulento;
  • Falsa portabilidade;
  • Falsa central telefônica;
  • Boletos falsos;
  • Clonagem de cartões.
  • Transações em aplicativos após roubo de celular;
  • Golpes em investimentos.
  • Como saber se fui vítima de fraude?

Sempre que tiver dúvida sobre a legitimidade de alguma operação, entre em contato diretamente com a pessoa responsável pela sua conta no banco. Em seguida, caso suspeite ter sido vítima de fraude, faça contato com um advogado especialista em fraudes bancárias para lhe orientar.

  • Como saber se o comunicado que recebi é mesmo do meu banco?

Além de sempre conferir o endereço de email e/ou número de telefone de qualquer contato que receber, o mais importante é estabelecer contato diretamente com o gerente da sua conta para se certificar.

  • O que fazer caso tenha sido vítima de fraude?

A agilidade na hora de tomar uma atitude fará toda diferença no resultado final. Busque imediatamente um advogado especializado para que ele possa identificar a melhor ação a ser adotada e, inclusive, tomar as medidas cabíveis para tentar reduzir os danos e prejuízos causados pelos criminosos.

  • Caso tenha ocorrido a fraude, o banco irá restituir o meu dinheiro?

Tudo vai depender de como a fraude ocorreu. Quando existe alguma falha na segurança da instituição financeira que facilitou a execução do crime, é muito mais provável que o banco venha a ser condenado a indenizar os danos sofridos pelo consumidor. Contudo, quando a vítima não teve o menor cuidado e foi responsável por fornecer todas as informações aos golpistas, a indenização por parte do banco é menos provável.

Mesmo que seja de difícil sucesso, também é possível buscar o bloqueio de valores diretamente nas contas da empresa ou da pessoa que aplicou a fraude. A eficácia desta alternativa está diretamente ligada à rapidez com que a pessoa identificar que foi vítima de fraude e procurar um profissional qualificado para lhe auxiliar.

  • Quais cuidados tomar para evitar ser vítima de uma fraude?

Esteja sempre alerta e desconfie sempre que alguém lhe solicitar informações pessoais por WhatsApp, ligação, ou email, pois há uma grande chance de ser uma tentativa de fraude. Os bancos têm evitado este tipo de contato solicitando informações, justamente em razão do grande número de golpes que estão sendo aplicados.

Quando se tratarem de operações via boleto bancário, certifique-se de que os boletos sejam legítimos, bem como verifique se o destinatário do pagamento é realmente quem deveria estar recebendo.

Ainda, é sempre bom lembrar que senhas idênticas são um grande facilitador para a ação dos golpistas. Portanto, utilize-se de senhas diferentes para os mais diversos aplicativos do seu celular.

  • É preciso contratar um advogado especialista em fraude bancária para defender meus direitos?

O advogado especialista em fraudes bancárias terá papel fundamental para um melhor desfecho da situação em favor da vítima. Desde logo o profissional irá auxiliar a vítima a coletar as provas que poderão ser úteis em um futuro processo, atuando também como consultor para indicar quais as medidas mais eficientes para resguardar os seus direitos.

Em um mundo completamente digital, a rapidez é a peça chave na hora de agir. Sendo assim, caso a pessoa suspeite ter sido vítima de fraude, a agilidade em contratar um profissional especializado para lhe auxiliar fará toda a diferença no resultado final.

Fale com um de nossos especialistas.